top of page
CARD 1 - Pirilampos da Caatinga Finaliza

SOBRE

Uauá é uma palavra originária do dialeto tupi-guarani que significa vagalume. Desse modo, paira no município a mística de que, quem nasce na “Terra da Luz” não é um habitante qualquer, mas sim um Ser Pirilampo, ou seja, com luz própria. É nas nuances dessa perspectiva que nasceu, em 2014, o projeto Pirilampos da Caatinga, que mergulha no universo do vaqueiro, o qual é repleto de diversidade sociocultural, buscando refletir e enxergar novas luminosidades emitidas por essas pessoas, até então ocultadas pela falta de visibilidade e dizibilidade, além dos inúmeros estereótipos imputados a eles. 

 

Além disso, o ofício vaqueiro é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, através do Decreto nº 13.150 de agosto de 2011, a julgar por sua importância histórica na formação cultural do território baiano. Nessa vertente, Pirilampos da Caatinga é um projeto realizado com os vaqueiros e vaqueiras do município de Uauá-BA que utiliza a fotografia como um fomento à preservação da memória e a valorização dessas manifestações artísticas e culturais populares.

 

A autoria do projeto é de Heitor Rodrigues, engenheiro civil de formação e que iniciou na fotografia em 2013, atuando profissionalmente no ramo da fotografia social, em conjunto com Pók Ribeiro, na HR Fotografias. 

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Heitor Rodrigues

bottom of page